Como funciona o financiamento da Caixa para imóvel usado

Um dos principais sonhos dos brasileiros é sem dúvida conquistar a casa própria, e uma das instituições financeiras mais procuradas para fazer o planejamento é a Caixa Econômica Federal. O banco estatal possui linhas de financiamento para a compra do imóvel usado e para diversas outras finalidades.

Ao se falar nessa linha de financiamento, o interessado tem até 35 anos para quitar a sua dívida. O sistema utilizado é a carta de crédito SBPE, ou Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Este fundo usa recursos próprios, o que acaba facilitando a aquisição por parte dos clientes.

Características do financiamento

Para pedir o financiamento, não existem restrições em relação à propriedade de outros imóveis. Sendo assim, o interessado poderá ter outra casa própria no seu nome normalmente. Além disso, também não há nenhum limite máximo de renda.

Quanto ao desconto das parcelas, os clientes podem optar por debitar os valores das suas prestações diretamente na conta corrente da Caixa ou na sua folha de pagamento.

Por fim, as regras permitem total liberdade para a pessoa optar por fazer o financiamento dentro ou fora do Sistema Financeiro de Habitação.

Quem pode contratar o financiamento

Se você está interessado em comprar o seu imóvel usado, vale lembrar que é necessário levar em consideração alguns pontos importantes. Via de regra, qualquer cidadão poderá dar entrada no seu financiamento da Caixa.

Para isso acontecer, você deve fornecer algumas informações fundamentais, como, por exemplo, suas garantias financeiras para arcar com as prestações, bem como a comprovação de que seu nome não possui restrições no mercado.

Também é importante ter o dinheiro para dar a entrada, visto que neste caso a Caixa financia até no máximo 80% do imóvel. Os outros 20% devem ser pagos por você.

Como contratar o financiamento

Para contratar o financiamento da Caixa, basta se dirigir a uma das suas agências, com os seguintes documentos:

  • Documento de identidade com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Informações referentes ao valor do FGTS no caso dos trabalhadores que desejarem utilizar esse recurso para financiar o seu imóvel.

Qual é valor liberado no financiamento

A quantia a ser liberada depende do valor total do imóvel pretendido, bem como da comprovação da sua renda. Visto que a parcela não pode comprometer mais do que 30% da renda familiar apresentada, cada financiamento precisa ser estudado individualmente.

Vale lembrar que a Caixa não “procura” o imóvel para os interessados no financiamento. Ao se encontrar uma casa, apartamento ou sala que melhor atenda às suas necessidades, você deverá procurar o banco para saber se é possível conseguir os recursos para fazer o pagamento.

Como fazer a simulação do financiamento

E para facilitar a sua vida, a Caixa disponibiliza no seu site uma ferramenta para fazer uma simulação prévia do valor do imóvel, da entrada que será necessária e de quanto deverá ser pago por mês. Essa ferramenta está disponível neste link.

Do lado esquerdo da tela, você verá um box para informar a renda bruta familiar mensal, a sua data de nascimento (no caso de mais de uma pessoa, deverá ser informada a do mais novo), bem como a localização do imóvel pretendido.

Vale lembrar que essa é apenas uma simulação. Para informações mais detalhadas sobre o processo, e também sobre os valores reais, o recomendado é procurar uma agência da Caixa.

Chegando ao banco, fale com um dos gerentes responsáveis pelo setor de financiamentos da instituição, pois eles são as pessoas indicadas para esclarecer todas as possíveis dúvidas sobre o pedido.

Você acabou de conferir as informações sobre o financiamento da Caixa para imóveis usados. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe um comentário