Como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo

Todo trabalhador registrado em carteira tem direito a receber o FGTS. Ele é depositado todo o mês pelo empregador numa conta na Caixa Econômica que está no nome do trabalhador. Nessa hora muitos se perguntam: como consigo consultar o extrato do meu FGTS?

A Caixa Econômica Federal oferece diversas maneiras de consulta ao saldo do FGTS. É possível realizar pelo site, por mensagem de texto, na própria agência. Atualmente também existe uma maneira bastante prática e útil: consulta pelo aplicativo.

Nada mais de gastar muito tempo com a burocracia do site da Caixa ou de esperar filas nas agências. Agora é só baixar o app, abrir e consultar suas informações imediatamente. Nesse artigo aprenderemos como consultar extrato do FGTS pelo aplicativo e algumas formas alternativas de consulta. Continue lendo para aprender a consultar também pelo portal da Caixa e presencialmente na agência.


Quando posso sacar o saldo do FGTS?

Todo trabalhador que está registrado em carteira recebe os depósitos do FGTS, mas só tem acesso a ele depois de algumas situações. O mais comum é que o trabalhador tenha seu FGTS liberado depois de uma demissão sem justa causa.

Também é possível acessar o FGTS no caso de:

  • Necessidades maiores (ex: doença ou calamidade pública);
  • Falecimento do empregado (a família recebe o FGTS);
  • Diagnóstico como portador de HIV/AIDS;
  • Doenças em estágio terminal;

Você pode conferir todas as situações que acarretam a liberação do saldo do FGTS no próprio consulta pelo aplicativo.


Como consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo do FGTS

O aplicativo do FGTS foi criado em 2016 como um meio de acesso adicional às informações do fundo de garantia do trabalhador. A intenção é facilitar a fiscalização do trabalhador à conta. Assim ele pode entrar em contato com o empregador logo que notar problemas como atrasos ou erros de pagamento.

Quem deseja acompanhar o extrato do FGTS pelo aplicativo deve seguir alguns passos:

  1. Abra a Apple Store / Play Store / Windows Store.
  2. Busque FGTS e selecione o primeiro resultado.
  3. Faça o download e aceite as condições de uso.
  4. Abra o aplicativo e faça login com sua senha da internet e número do NIS.
  5. Selecione a opção de EXTRATO DO FGTS e faça download do arquivo em pdf.

O número NIS (número de identificação social) necessário para acessar o aplicativo pode ser encontrado em outros extratos do FGTS, carteira de trabalho, com o próprio empregador e também pode ser consultado nas agências da Caixa Econômica.


Consulta do extrato do FGTS pelo site

Antes de consultar o extrato do FGTS pelo aplicativo é necessário ter uma senha para acessar os serviços web e do app. Essa senha é definida pelo site de serviços sociais da Caixa Econômica, mas também é possível consultar o extrato por ele. É o que você aprenderá agora com o passo a passo abaixo.

  1. Acesse o site de serviços sociais da Caixa pelo consulta pelo aplicativo.
  2. Insira seu número NIS/PIS/PASEP.
  3. Para quem não tem senha na internet: selecione a opção “CADASTRAR SENHA”.
  4. Preencha seus dados pessoais e insira uma nova senha (marque em algum lugar para não esquecer).
  5. Faça login usando sua senha e número NIS.
  6. Selecione a opção para visualizar o extrato do FGTS.

A opção de consulta pela internet é um pouco mais burocrática que o acesso pelo aplicativo. Porém ela oferece maneiras para cadastrar a senha da internet que será usada no app, trocar de senha ou recuperar a senha. Você também pode alterar suas informações de endereço para o FGTS através do site.


Consulta do extrato do FGTS na agência

Para alguns ir na agência da Caixa é um verdadeiro pesadelo de filas, mas para outros é a melhor solução. Fique tranquilo, consultar seu extrato do FGTS não é nada tão burocrático e demorado quanto se imagina. Você só precisa ter seu cartão cidadão em mãos, pode até realizar isso por meio do auto atendimento.

O cartão cidadão da Caixa Econômica Federal é o que te garante acesso a todos seus direitos sociais e trabalhistas. Se ainda não tem um compareça à agência mais próxima de você para realizar seu pedido. Também é possível pedir o cartão cidadão através do serviço de atendimento da Caixa no número: 0800-726-0207. Tudo que você precisa para pedir a emissão desse cartão magnético é seu número do NIS.

Para consultar o extrato do FGTS na agência basta seguir os seguintes passos:

  1. Vá à agência da Caixa mais próxima e tenha o cartão cidadão em mãos.
  2. Acesse os terminais de autoatendimento com o cartão.
  3. Selecione a opção de consultar o extrato do FGTS.
  4. Imprima o extrato do FGTS.

Caso tenha problemas com o terminal de autoatendimento também é possível realizar a consulta diretamente com os atendentes do caixa. Novamente será necessário ter seu cartão cidadão em mãos.

Veja como é fácil ter as informações atualizadas da sua conta do FGTS. Lembre-se que essa é uma maneira de fiscalizar o empregador e avisar quando ocorrerem erros. O FGTS é um direito do trabalhador, portanto nada de esquecer dele. Restou alguma dúvida a respeito do FGTS ou da consulta? Deixe nos comentários para podermos ajudá-lo.

Deixe um comentário